Geléia de Morango Sem Açúcar

Morango era o meu sabor favorito de bolacha recheada. E de iogurte.  E de sorvete. Mas quando se tratava da fruta, o único jeito de comer era dentro de uma trufa de leite condensado, no meio de um bolo recheado com chantilly ou no fondue.

Também usava bastante na cantada que a minha amiga Danusa me ensinou para pegar rapaz, diz que era um flerte avassalador lá em Palmeira das Missões. Era assim: Tu chegava no carinha na festa e perguntava “Hey, tu gosta de morango?”, aí ele respondia “Sim”, e tu falava “Prazer, moranguinho“. Teve uma vez um que não gostava de morango, fiquei sem reação. HAHAHA.

E, já que estamos falando em moranguinho, eu fui a Boneca Moranguinho na pré escola, mas da fruta eu não queria saber – Eis que agora, depois de grande, redonda e rosada, morango virou minha sobremesa favorita. Aqui na Inglaterra tem morango pra dedéu, são baratos, gigantes, bonitos e super docinhos. A gente compra quase todo sábado, mas na quarta-feira já começam a ficar meio coitadinhos e, para evitar o desperdício, ontem inventei uma geléia/chimia/marmelada/doce, que não tem açúcar porque eu não como açúcar, mas que tem Xylitol, que é a primeira maravilha em se tratando de substituir o malvado açúcar e sua maravilhosa textura.

photo 3

Você vai precisar de:

  • 1 Xícara de Morangos frescos, limpinhos e picados
  • 1 Colher de Sopa de Água
  • 1 Colher de Sopa de Suco de Limão
  • 1/3 Xícara de Xylitol

photo 2

  1. Leve todos os ingredientes para uma panelinha em fogo baixo e deixe cozinhar, mexendo sempre, por uns 3 minutos. Vai ficar bem aguado.
  2. Coloque toda a mistura em um processador ou liquidificador e pulse umas 3 vezes – você quer pedacinhos de morango lá, então não bata muito. Se você ficar com preguiça de levar pra bater, amasse na panela mesmo.
  3. Deixe lá, fervendo em fogo baixo, por uns 20 ou 30 minutos até começar a ficar com aquela textura de coisa pronta, que quando passa a colher no fundo a panela você consegue ver o fundo por uns 3 segundos antes que volte ao normal.

Pronto. Transfira para o potinho onde você vai guardar e deu. A minha porção rendeu meia xícara de geléia, se você quiser fazer mais, acho que é só ir aumentando proporcionalmente os ingredientes.

photo 1

moranguinho

13 comentários sobre “Geléia de Morango Sem Açúcar

    • O blog é recém nascido Túlio ❤
      Estava com saudade do meu Tramela, lembra? 2005, 2006… grandes anos de brogági maluca, haha.

      Se você pode comer açúcar, usa açúcar mesmo que deve dar certo. O xylitol é o melhor substituto de açúcar na minha opinião, mas ele é muito fresco e difícil de achar mesmo.

      Curtido por 1 pessoa

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s